The link was sent to your email.

We were unable send the link to your email. Please check your email.

Missing captcha code. Please check whether your browser is not blocking reCAPTCHA.

Invalid captcha code. Please try again.

GEO5 Software

Online Help

Tree
Settings
Program:
Language:

Análise

A janela "Análise" serve para verificar a capacidade de suporte vertical e o assentamento da sapata. Podem ser realizadas várias computações nesta janela. A verificação pode ser executada para cada carga ou o programa também pode encontrar a situação mais crítica (selecionado a partir da lista).

Para ambos os estados limite (resistência, utilização), o programa avalia a excentricidade da fundação. O valor máximo aceitável para a excentricidade da fundação é introduzido na parte esquerda da janela.

A análise é realizada de acordo com o tipo de ensaios de campo selecionado na janela "Configurações", em que o tipo de análise também é escolhido, para o caso dos ensaios CPT.

A análise pode ser realizada para o ensaio de campo com maior taxa de utilização, a média de todos os ensaios ou para um ensaio selecionado a partir da lista.

Também é necessário introduzir o fator de segurança para a capacidade de carga. É recomendável utilizar SF = 3 para todos os métodos possíveis para ensaios CPT, SPT ou PMT.

A tensão na base da sapata utilizada para a análise de assentamento pode ser reduzida pela tensão geostática obtida por:

  • superfície original
  • superfície final
  • não considerada

No caso de bases de sapatas inclinadas ou para análises de acordo com o método de Schmertmann, também é necessário introduzir o ângulo de atrito interno φ da base da sapata.

Ao calcular a capacidade de suporte a partir de sondagens SPT (método de Meyerhof), a correlação para areias finas saturadas ou siltosas pode ser utilizada.

Ao calcular a capacidade de suporte horizontal, o fator de segurança e os dados relacionados com o tipo de análise selecionada na janela "Configurações" deve ser introduzidos:

  • ângulo de atrito entre solo e fundação ψ (análise para condições drenadas)
  • coesão entre solo e fundação a (análise para condições não drenadas)

A lista detalhada de resultados da análise é exibida na parte direita da Área de trabalho. A visualização dos resultados pode ser ajustada na janela "Configuração de desenhos".

Janela "Análise"

Try GEO5 software for free.