The link was sent to your email.

We were unable send the link to your email. Please check your email.

Missing captcha code. Please check whether your browser is not blocking reCAPTCHA.

Invalid captcha code. Please try again.

Online Help

GEO5

Tree
Settings
Product:
Program:
Language:

Gerar Acelerograma

O módulo GEO5 MEF - Análise Sísmica permite gerar um acelerograma artificial de forma a corresponder ao espectro de resposta pretendido, definido de acordo com o Eurocódigo 8.

A opção "Gerar acelerograma" na janela "Sismo" abre a caixa de diálogo "Gerar acelerograma", onde podem ser definidos os parâmetros do registo de aceleração a gerar.

Gerar acelerograma

O acelerograma gerado assume a forma habitual de um registo de aceleração: fase de aumento gradual, fase de movimento forte e fase de abrandamento gradual. Se a opção "Estacionário" estiver selecionada, a primeira e a última fase não são consideradas e as amplitudes da aceleração são aproximadamente constantes no tempo.

A duração do sismo ts determina a extensão global do registo gerado.

O rácio de amortecimento proporcional ξ define o amortecimento proporcional. Este valor é utilizado na determinação do espectro de resposta elástica do acelerograma gerado.

O fator de correção do amortecimento vem na descrição paramétrica do espectro de resposta descrito na Norma EN 1998-1. O seu valor é igual a 1 para um rácio de amortecimento ξ = 0,05.

Para valores diferentes de ξ:

Ao adotar os acelerogramas gerados, a Norma EN 1998-1 implica a aplicação de, pelo menos, três registos diferentes. Alternar o parâmetro "Alternativo" permite obter um registo diferente mas com um espectro de resposta semelhante.

Também é necessário definir os parâmetros pertinentes para o caso de um espectro de resposta elástica horizontal ou vertical.

Após definir todos os parâmetros e clicar no botão "Gerar", o programa gera o registo do acelerograma. Ao confirmar através do botão "OK", o registo do acelerograma ficará visível na janela "Sismo".

Bibliografia:

EN 1998-1: Design of structures for earthquake resistance - Part 1: General rules, seismic actions and rules for buildings, (2006).

Try GEO5 software yourself.
Download Free Demoversion.