The link was sent to your email.

We were unable send the link to your email. Please check your email.

Missing captcha code. Please check whether your browser is not blocking reCAPTCHA.

Invalid captcha code. Please try again.

Online Help

GEO5

Tree
Settings
Product:
Program:
Language:

Atrito Superficial Negativo

Um atrito superficial negativo é um fenómeno provocado por um assentamento do solo na vizinhança da estaca. A deformação do solo que envolve a estaca tende a puxar a estaca no sentido descendente, reduzindo a sua capacidade de suporte, consoante o assentamento verificado.

Os parâmetros a introduzir para avaliar a influência de um atrito superficial negativo são o assentamento da superfície do terreno w e a profundidade da zona de influência da deformação h. Para uma carga uniformemente distribuída que envolva a estaca, o valor de w deve ser medido para uma distância igual a três vezes o diâmetro da estaca, a partir da sua face exterior. O valor representa a profundidade influenciada pelo assentamento da superfície do terreno, sob a qual o solo é assumido incompressível, sem deformações.

A computação do atrito superficial negativo é realizada enquanto se determina as forças de cisalhamento limite transmitidas pela superfície da estaca Tlim. Durante o procedimento, assume-se que o assentamento do solo diminui linearmente de acordo com a profundidade, desde o valor w à superfície do terreno até 0 para a profundidade h. O valor específico do assentamento do solo é assumido para cada nível abaixo da superfície do terreno, até à profundidade h. As forças desenvolvidas nas molas dos segmentos da estaca, devido às suas deformações, são determinadas e subtraídas a Tlim, de modo a reduzir a capacidade de suporte da superfície da estaca.

A partir da teoria apresentada, é evidente que para uma assentamento w elevado ou para uma profundidade h elevada, os valores de Tlim podem diminuir até serem nulos. Em casos extremos, o atrito superficial negativo pode eliminar por completo a capacidade de suporte, sendo que a estaca passa a ser suportada apenas pelo subsolo elástico sob o esporão da estaca.

Try GEO5 software yourself.
Download Free Demoversion.