The link was sent to your email.

We were unable send the link to your email. Please check your email.

Missing captcha code. Please check whether your browser is not blocking reCAPTCHA.

Invalid captcha code. Please try again.

Online Help

GEO5

Tree
Settings
Product:
Program:
Language:

Modificação da Matrix de Rigidez

O método de Newton-Raphson assume que a matriz de rigidez tangente instantânea é formada no início de cada nova iteração.

A formação de uma nova matriz de rigidez tangente apenas no início de um aumento de carregamento conduz à adoção do método de Newton-Raphson modificado.

Se a matriz de rigidez for formada apenas no início da análise, obtém-se o método de tensão inicial.

Cada método pode ser selecionada na caixa de diálogo "Configurações da análise", na secção "Atualização da rigidez". As opções possíveis são:

  1. Manter elasticidade - método de tensão inicial,
  2. Após cada iteração - método de Newton-Raphson,
  3. Após cada carregamento - método de Newton-Raphson modificado.

A configuração de origem assume o algoritmo de Newton-Raphson (rigidez atualizada após cada iteração). De notar que a formulação da matriz de rigidez está relacionada com a atualização do algoritmo da tensão. Esta formulação assegura a convergência quadrática do método de Newton-Raphson (NRM), contrariamente ao NRM modificado ou ao método de tensão inicial que, em comparação com o NRM, implica um número consideravelmente mais elevado de iterações para atingir o equilíbrio.

Por outro lado, é de referir que o custo computacional por iteração é maioritariamente determinado pelo cálculo e fatorização da matriz de rigidez tangente. Ao assumir uma resposta elástica da estrutura, não existe necessidade de definir a matriz de rigidez mais do que uma vez (atualização da rigidez - manter elasticidade). O aumento do grau de não linearidade leva a reformulações mais frequentes da rigidez (atualização da rigidez - após cada iteração).

Método de Newton-Raphson - opções de atualização da matriz de rigidez

Try GEO5 software yourself.
Download Free Demoversion.