GEO5 Software

Online Help

Tree
Settings
Program:
Language:

Critério de Resistência ao Corte de Mohr-Coulomb

Para o critério de resistência ao corte M-C, o método de análise de estabilidade de taludes diverge para:

  • condições drenadas: para os cálculos de estabilidade de taludes para determinar as condições de equilíbrio da superfície de deslizamento (circular, poligonal), a tensão efetiva é considerada de acordo com a equação N*tgφef + cef*l.
  • condições não drenadas: no caso do estado de tensão total, o cálculo de forças passivas atuantes na superfície de deslizamento (circular, poligonal) é realizado de acordo com a equação cu*l.

Para o estado de tensão efetiva, é necessário inserir parâmetros base, tais como o ângulo de atrito interno e a coesão. Estes valores são obtidos a partir de prospeções geotécnicas ou a partir de ensaios laboratoriais. Caso estes valores não estejam disponíveis, é possível obtê-los a partir da base de dados de solos existente, que contém valores para as características selecionadas dos solos. As características de rochas não estão disponíveis nesta base de dados, sendo que estes parâmetros têm de ser definidos manualmente. A parte teórica da Ajuda disponibiliza parâmetros aproximados para características de rochas: aqui.

Em alguns países, é habitual definir os parâmetros de resistência ao corte φu, cu para o estado de tensão total. Neste caso, é necessário definir o estado da tarefa como tensão efetiva através dos parâmetros φef, cef, no programa "Estabilidade de Taludes".

Try GEO5 software for free.