The link was sent to your email.

We were unable send the link to your email. Please check your email.

Missing captcha code. Please check whether your browser is not blocking reCAPTCHA.

Invalid captcha code. Please try again.

Online Help

GEO5

Tree
Settings
Product:
Program:
Language:

Superfície de Deslizamento Poligonal

A resolução da estabilidade de taludes adotando uma superfície de deslizamento poligonal baseia-se na determinação do estado limite das forças atuantes no solo acima da superfície de deslizamento. Para introduzir estas forças a superfície de deslizamento os blocos em análise são divididos por planos. Normalmente estes planos são verticais, mas não é uma condição obrigatória, ex.: o método de Sarma considera planos inclinados.

Esquema estático de um bloco

A figura mostra as forças atuantes em blocos do solo. Se a região acima da superfície de deslizamento for dividida em blocos, as incógnitas são: n forças normais Ni atuantes em segmentos individuais e que correspondem a n forças de cisalhamento Ti; n-1 forças normais entre blocos Ei e correspondentes n-1 forças de cisalhamentos Xi ; n-1 valores de zi que representa os pontos de aplicação das forças Ei, n valores de li que representa os pontos de aplicação das forças Ni e um valor do fator de segurança FS. Em alguns métodos, as forças Xi podem ser substituídas pelos valores da inclinação das forças Ei.

Os parâmetros conhecidos das equações de equilíbrio disponíveis são: n equações de equilíbrio horizontais e n equações de equilíbrio verticais para cada bloco, n momentos de equilíbrio para cada bloco e n relações entre as forças Ni e Ti desenvolvidas nos blocos de acordo com a teoria de Mohr-Coulomb. No total, existem 4n equações para 6n-2 incógnitas. Isto significa que 2n-2 incógnitas devem ser escolhidas previamente. Os métodos diferem quanto a forma de selecionar estes valores.

O mais comum é definir os pontos de aplicação de forças individuais atuantes entre blocos ou as suas inclinações. A resolução do problema de equilíbrio é através de iterações, onde os valores definidos devem permitir que tanto as condições de equilíbrio como de cinemática sejam satisfeitas para a solução obtida.

O programa permite adotar um dos seguintes métodos:

A otimização de superfícies de deslizamento poligonais procura a superfície mais crítica (o menor fator de segurança FS).

Try GEO5 software yourself.
For free, without analysis restrictions.