GEO5 Software

Online Help

Tree
Settings
Program:
Language:

Projeção Estereográfica

Ao definir a geometria da cunha e superfícies de deslizamento, o programa exibe cada superfície através da projeção hemisférica dos círculos de Lambert.

Princípio da projeção estereográfica (Projeção de Lambert)

Os ensaios de Markland utilizam a projeção estereográfica do círculo para a possibilidade cinemática da rotura em cunha de rocha. A geometria da cunha de rocha é definida na projeção estereográfica através do círculo que representa a superfície do talude e pelas descontinuidades das superfícies de deslizamento 1 e 2 (ver figura). O círculo de atrito também é visível na projeção. O ângulo de atrito das descontinuidades é medido a partir do norte e o centro do círculo é o centro do estereógrafo. A zona entre o círculo que representa a superfície do talude e o círculo de atrito é a área a sombreado na figura. Quando a linha de intersecção das duas descontinuidades (1 e 2) está na área a sombreado, a rotura cinemática é possível.

Possibilidade cinemática da cunha de rocha (Ensaio de Markland numa projeção estereográfica)

A visualização geométrica da cunha de rocha é um suplemento do ensaio de Markland. Isto permite aceder à projeção estereográfica da cinemática da cunha de rocha.

Ensaio de Markland

Try GEO5 software for free.