The link was sent to your email.

We were unable send the link to your email. Please check your email.

Missing captcha code. Please check whether your browser is not blocking reCAPTCHA.

Invalid captcha code. Please try again.

Online Help

GEO5

Tree
Settings
Product:
Program:
Language:

Inserir dados

Os dados que se pretendem inserir para cada ensaio de campo, a constar nos relatórios de resultados para impressão, são definidos na caixa de diálogo "Novo template".

Todos os dados do template são exibidos na parte esquerda da caixa de diálogo. Os dados podem ser adicionados, editados ou removidos.

Tipos de dados no template

A cada tipo de dados está atribuído um símbolo especial (casa, globo) e estão descritos em detalhe no Manual de Engenharia No. 44 - "Criação de Templates Personalizados".

É possível adicionar um, ou mais, "Novo tipo de dados" (através do botão "Adicionar") para o template atual. Primeiro, é necessário selecionar a origem dos dados:

  • Tipo de dados global - tipos de dados utilizados em templates pré-definidos que fazem parte do programa "Estratigrafia"
  • Tipo de dados de usuário existentes - tipos de dados utilizados em templates personalizados
  • Tipo de dados de usuário novo - o usuário pode definir os seus próprios tipos de dados

É sempre preferível utilizar tipos de dados já definidos. Por exemplo, se definir um novo template e desejar adicionar dados sobre a "Máquina de perfuração", é preferível selecionar este tipo de dados na biblioteca global - neste caso pode encontrar "Equipamento de perfuração". É possível editar a descrição ao criar o template - mas os dados em questão (neste caso o nome da máquina de perfuração), presentes em outros templates ou importados a partir de formatos diferentes já existentes, serão carregados automaticamente para este tipo de dados.

Selecionar tipo de dados

É possível definir dados de diferentes tipos:

  • string
  • data, hora
  • enumeração
  • número - é possível definir unidades que são convertidas automaticamente ao alterar o sistema de unidades
  • tabelas - gerais ou específicas para a introdução de profundidades obrigatórias, espessuras de camadas ou profundidades de interfaces (desde-até)
  • grupo - cria uma secção com dados a introduzir para o grupo

Estes dados opcionais são introduzidos aquando da introdução dos ensaios de campo, na janela "Ensaios de Campo". Os tipos de dados globais (de origem) podem ser editados (ex.: nome, unidades, indicadores), mas não é possível alterar o tipo (ex.: a partir do formato de texto para tabela). Se algum tipo de dados estiver em falta, é possível adicioná-lo a partir da base de dados pré-definida ou do usuário. Se o tipo de dados pretendido não estiver presente na base de dados, é possível criá-lo. Os novos tipos de dados criados são guardados automaticamente na base de dados do usuário.

Para visualizar melhor, é possível distribuir os tipos de dados por grupos (através da criação de novos tipos de dados "Grupo"), que determinam secções presentes na caixa de introdução de ensaios de campo.

Utilizar grupos de edição na janela “Ensaios de Campo”

Try GEO5 software yourself.
Download Free Demoversion.