GEO5 Software

Online Help

Tree
Settings
Program:
Language:

Capacidade de Suporte em Subsolo Não Drenado

É possível selecionar uma das seguintes abordagens para obter a capacidade de suporte da fundação, para o subsolo em condições não drenadas:

Os coeficientes de Brinch - Hansen são utilizados para considerar a inclinação da base da fundação (com exceção da Norma Espanhola CTE DB SE-C; ver análise padrão).

Para o caso de condições não drenadas, assume-se que durante a construção a fundação sofre um assentamento instantâneo, juntamento com deformações de cisalhamento do solo, na ausência de alterações volumétricas. Após a construção da estrutura estar completa, o solo sofre consolidação primária e secundária, juntamente com alterações volumétricas. A influência da pressão neutra é considerada na redução da resistência do solo. A resistência do solo é apresentada em termos de valores totais para o ângulo de atrito interno φu e para a coesão cu (estes parâmetros podem ser considerados como parâmetros mínimos). Dependendo do grau de consolidação do solo, o valor do ângulo de atrito interno total φu está compreendido entre 0 e φef, a coesão total cu é superior a cef. Devido ao facto de as condições não drenadas dependerem de vários fatores (valor da carga, permeabilidade do solo, grau de saturação e grau de sobreconsolidação), o projetista é o responsável por decidir, dependendo do problema em análise, se os parâmetros efetivos devem ser utilizados. No entanto, os parâmetros totais são, normalmente, utilizados para solos finos granulados.

Try GEO5 software for free.