GEO5 Software

Online Help

Tree
Settings
Program:
Language:

Ancoragens

A janela "Ancoragens" contém uma tabela com a lista de ancoragens. A adição de ancoragens é realizada na caixa de diálogo "Novas ancoragens".

As ancoragens adicionadas também podem ser editadas na Área de trabalho, através dos objetos ativos. O programa aplica o seguinte sistema de coordenadas.

A cabeça da ancoragem (ponto inicial) pode ser fixada automaticamente ao solo, a uma interface ou abertura (revestimento de túnel). A cabeça da ancoragem é posicionada automaticamente na intersecção da linha de ancoragem determinada pelos pontos introduzidos e as linhas selecionadas. A ancoragem também pode ser introduzida diretamente, através da especificação das coordenadas das duas extremidades.

Na etapa onde é definida, a ancoragem é representada por um par de forças aplicadas às suas extremidades e atuantes em direções opostas. Não deve ser adicionada ou modificada nenhuma outra carga (ex.: sobrecarga, escavação, etc.) nesta etapa.

Nas etapas seguintes, a ancoragem é representada por um elemento de barra elástica pré-esforçada à tração-compressão, com rigidez normal constante. A força de tração máxima permitida do elemento pode controlar cedências à tração da ancoragem. O elemento barra está ancorado ao solo apenas nas suas extremidades. Não se verificam interações entre o solo e a ancoragem ao longo do comprimento da ancoragem.

As ancoragens são definidas pelos seus pontos inicial e final e pela rigidez. O programa relaciona os graus de liberdade dos elementos das ancoragens com os graus de liberdade definidos para a malha de elementos finitos, automaticamente. Assim, as ancoragens podem ser inseridas em qualquer parte da estrutura.

A rigidez da ancoragem é definida pelo módulo de elasticidade e pela sua área. O programa também permite adicionar o diâmetro da ancoragem - a área é determinada automaticamente. Nos problemas de análise de estabilidade a rigidez da ancoragem não é considerada. A sua ação apenas é considerada através da força de pré-tensionamento, introduzida automaticamente como uma força compressiva externa na cabeça da ancoragem.

Outros parâmetros importantes são a força de pré-tensionamento e a resistência à tração (a ancoragem sofre rotura quando a resistência à tração é excedida). Para elementos sem pré-tensionamento, a força de pré-tensionamento é igual a zero. Pode ser definido um valor elevado para a resistência à tração de modo a evitar a rotura da ancoragem.

Por padrão, a ancoragem não suporta uma força compressiva - os elementos da ancoragem carregados à compressão durante uma etapa de cálculo, são desativados temporariamente. Se a tensão se verificar em análises seguintes (devido à variação do carregamento, geometria ou parâmetros materiais do solo), o programa volta a introduzir estes elementos na análise, automaticamente. O programa permite incluir uma resposta compressiva da ancoragem. No entanto, para elementos carregados maioritariamente à compressão, é recomendável definir estes elementos como suportes.

A ancoragem sofre deformações durante a análise. Tais deformações, juntamente com a deformação do solo envolvente, podem causar alterações na força de tração da ancoragem. Se for necessário modificar a força de tração da ancoragem para um valor específico, é possível pós-tensionar a ancoragem existente através de um dado valor especificado na etapa de cálculo seguinte.

Nas etapas seguintes, o programa apenas permite o pós-tensionamento da ancoragem - alteração da força de pré-tensionamento inicial ou remoção da ancoragem da análise. As propriedades das outras ancoragens, como a geometria, rigidez ou resistência, não podem ser modificadas.

A introdução de ancoragens pré-tensionadas no solo pode levar a deformações plásticas do solo, na vizinhança da cabeça ou da raiz da ancoragem. Para evitar as possíveis perdas de convergência, são necessárias algumas algumas alterações da definição original.

Introdução de ancoragens

Try GEO5 software for free.