The link was sent to your email.

We were unable send the link to your email. Please check your email.

Missing captcha code. Please check whether your browser is not blocking reCAPTCHA.

Invalid captcha code. Please try again.

Online Help

GEO5

Tree
Settings
Product:
Program:
Language:

Ancoragens

A janela "Ancoragens" contém uma tabela com a lista de ancoragens. A adição de ancoragens é realizada na caixa de diálogo "Novas ancoragens".

As ancoragens adicionadas também podem ser editadas na Área de trabalho, através dos objetos ativos. O programa aplica o seguinte sistema de coordenadas.

A cabeça da ancoragem (ponto inicial) pode ser fixada automaticamente ao solo, a uma interface ou abertura (revestimento de túnel). A cabeça da ancoragem é posicionada automaticamente na intersecção da linha de ancoragem determinada pelos pontos introduzidos e as linhas selecionadas. A ancoragem também pode ser introduzida diretamente, através da especificação das coordenadas das duas extremidades.

As ancoragens, como elementos estabilizadores ou de reforço, são representadas por elementos de barras elásticas à tração-compressão, com rigidez normal constante. A força de tração máxima permitida que o elemento consegue suportar, define a rotura por tração da ancoragem. O elemento de barra é ancorado no solo apenas nos seus pontos inicial e final. Não é considerada nenhuma interação mútua entre o solo e a ancoragem ao longo da sua extensão.

As ancoragens são definidas pelos seus pontos inicial e final e pela rigidez. O programa relaciona os graus de liberdade dos elementos das ancoragens com os graus de liberdade definidos para a malha de elementos finitos, automaticamente. Assim, as ancoragens podem ser inseridas em qualquer parte da estrutura.

A rigidez da ancoragem é definida pelo módulo de elasticidade e pela sua área. O programa também permite adicionar o diâmetro da ancoragem - a área é determinada automaticamente. Nos problemas de análise de estabilidade a rigidez da ancoragem não é considerada. A sua ação apenas é considerada através da força de pré-tensionamento, introduzida automaticamente como uma força compressiva externa na cabeça da ancoragem.

Outros parâmetros importantes são a força de pré-tensionamento e a resistência à tração (a ancoragem sofre rotura quando a resistência à tração é excedida). Para elementos sem pré-tensionamento, a força de pré-tensionamento é igual a zero. Pode ser definido um valor elevado para a resistência à tração de modo a evitar a rotura da ancoragem.

Por padrão, a ancoragem não suporta uma força compressiva - os elementos da ancoragem carregados à compressão durante uma etapa de cálculo, são desativados temporariamente. Se a tensão se verificar em análises seguintes (devido à variação do carregamento, geometria ou parâmetros materiais do solo), o programa volta a introduzir estes elementos na análise, automaticamente. O programa permite incluir uma resposta compressiva da ancoragem. No entanto, para elementos carregados maioritariamente à compressão, é recomendável definir estes elementos como suportes.

A ancoragem sofre deformações durante a análise. Tais deformações, juntamente com a deformação do solo envolvente, podem causar a redução da força de pré-tensionamento definida para a ancoragem. Se for desejado atingir uma dada força de pré-tensionamento na ancoragem, é necessário pós-tensionar a ancoragem através de um dado valor especificado na etapa de cálculo seguinte ou utilizar um valor suficientemente elevado para a força de pré-tensionamento, no início, de modo a compensar a possível redução (a força da ancoragem resultante, após a etapa de cálculo estar completa, é exibida na cabeça da ancoragem, abaixo das forças de pré-tensionamento impostas).

Nas etapas seguintes, o programa apenas permite o pós-tensionamento da ancoragem - alteração da força de pré-tensionamento inicial ou remoção da ancoragem da análise.

A introdução de ancoragens pré-tensionadas no solo pode levar a deformações plásticas do solo, na vizinhança da cabeça ou da raiz da ancoragem. Para evitar as possíveis perdas de convergência, são necessárias algumas algumas alterações da definição original.

Introdução de ancoragens

Try GEO5 software yourself.
For free, without analysis restrictions.