The link was sent to your email.

We were unable send the link to your email. Please check your email.

Missing captcha code. Please check whether your browser is not blocking reCAPTCHA.

Invalid captcha code. Please try again.

Online Help

GEO5

Tree
Settings
Product:
Program:
Language:

Geração de Malha

A janela "Geração de malha" serve para definir a configuração da definição da malha (comprimento das extremidades dos elementos, tipo de malha, malha suavizada) e para visualizar a informação sobre a malha gerada (parte direita). O botão "Erro de análise" permite verificar a lista de erros na parte direita da janela (lista de problemas na estrutura).

Na parte inferior da janela, é exibida informação com os avisos sobre a malha resultante, para possíveis pontos frágeis.

Pode ser gerada uma malha em qualquer parte da laje, definida por linhas (segmentos, arcos e círculos). A malha pode se formada por um, ou mais, macroelementos de espessura constante e propriedades de material idênticas, podendo ter um número arbitrário de aberturas. Também é possível introduzir pontos internos e linhas que são considerados como nós e extremidades da malha. As juntas existentes ao longo das linhas e no interior dos macroelementos permitem o refinamento da malha, que é caracterizado pelo comprimento das extremidades do elemento no centro do refinamento e pelo seu raio. É possível escolher uma malha triangular ou mista, que consiste em elementos triangulares e retangulares. O algoritmo da geração da malha baseia-se na triangulação de Delaunay, melhorada através de vários métodos para modificar e otimizar a malha de elementos finitos. Os nós da malha são renumerados automaticamente, de forma a minimizar o impacte na computação.

A geração de malhas de elementos finitos apropriadas é fundamental para obter resultados corretos. Os elementos ótimos são elementos triangulares e quadrangulares. O programa contém um gerador de malha automático que simplifica consideravelmente esta tarefa. A densidade da malha é especificada na janela "Geração de malha". O refinamento da malha aumenta a precisão dos resultados. No entanto, a densidade da malha torna a análise e a visualização de resultados consideravelmente mais lentas. O objetivo é criar uma malha refinada otimizada - isto depende da experiência do usuário.

Graças à eficiência do gerador de malha, não existem nenhum problema em ajustar os parâmetros introduzidos, até se conseguir uma malha otimizada. A qualidade da malha é mantida através do algoritmo de suavização, que pode ser desativado. A análise é extremamente rápida, mesmo em malhas relativamente densas.

Recomenda-se o método seguinte para gerar a malha de elementos finitos:

A geração de malhas de elementos finitos apropriadas é fundamental para obter resultados corretos. O programa MEF contém um gerador de malha automático, que pode simplificar esta tarefa consideravelmente. No entanto, existem certas regras que devem ser respeitadas ao criar a malha de elementos finitos:

-

Primeiro, é gerada uma malha uniforme, relacionada com a espessura da laje (1-5 vezes a sua espessura), ao longo da laje.

Janela "Geração de malha" - malha sem refinamentos

-

A malha de elementos finitos deve ser suficientemente razoável nos locais onde são expectáveis variações de tensões elevadas (apoios, cantos, aberturas, etc.). O refinamento da malha pode ser especificado para juntas, linhas e em macroelementos. O seu raio deve ser, pelo menos, 2-3 vezes a densidade assumida no centro do refinamento e ambos os valores (densidade, raio) devem estar de acordo com o refinamentos especificado para regiões vizinhas. Assim, assegura-se uma transição entre regiões suave, com diferentes densidades da malha. Todas as linhas devem ser definidas da mesma forma.

Definir refinamento de linha à volta de uma linha circular

Nova malha após refinamento da zona envolvente da linha circular da malha original

Try GEO5 software yourself.
For free, without analysis restrictions.