The link was sent to your email.

We were unable send the link to your email. Please check your email.

Missing captcha code. Please check whether your browser is not blocking reCAPTCHA.

Invalid captcha code. Please try again.

Online Help

GEO5

Tree
Settings
Product:
Program:
Language:

Análises através de CPTs

O programa Estaca via CPT permite verificar a capacidade de suporte e assentamento de uma estaca isolada ou de um grupo de estacas, com base nos resultados de ensaios de penetração - CPTs.

O principal objetivo é determinar as capacidade de suporte da base e do furo. Esta análise pode ser realizada de acordo com as seguintes Normas e métodos:

Em todos os métodos, os parâmetros essenciais a introduzir são coeficientes adimensionais para ajustar o valor da capacidade de suporte e o atiro do furo. Podem ser encontradas nomenclaturas diferentes para estes parâmetros em diferentes publicações. No programa Estaca via CPT é utilizada a seguinte nomenclatura:

αp

-

coeficiente de atrito da base da estaca

αs

-

coeficiente de atrito do furo

Estes coeficientes são calculados automaticamente, com base no tipo de estaca e do solo envolvente - estes parâmetros podem ser especificados manualmente (αp pode ser introduzido na janela "Geometria", αs como um parâmetro do solo).

Ao analisar estacas retangulares, o coeficiente da forma da estaca s é introduzido para reduzir a capacidade de suporte da base. Ao analisar estacas com alargamento, o coeficiente da influência da base alargada β é introduzido para ajustar a capacidade de suporte da base alargada da estaca. Ao calcular a capacidade de suporte da base, o programa considera a influência das mudanças na elevação do terreno automaticamente.

O programa permite o cálculo da curva carga-assentamento e do assentamento para um dado carregamento. Esta análise adota os valores calculados para as capacidades de suporte da base da estaca e do furo, de acordo com a Norma NEN 6743. Também pode ser considerada um atrito superficial negativo ao calcular o assentamento da estaca.

A verificação da capacidade de suporte depende da metodologia de verificação selecionada na secção "Estaca via CPT".

Try GEO5 software yourself.
Download Free Demoversion.