The link was sent to your email.

We were unable send the link to your email. Please check your email.

Missing captcha code. Please check whether your browser is not blocking reCAPTCHA.

Invalid captcha code. Please try again.

Online Help

GEO5

Tree
Settings
Product:
Program:
Language:

Profundidade da Zona de Deformação

A profundidade de influência assumida é uma variável que influencia de forma considerável a rigidez abaixo do esporão da estaca. É um dos parâmetros a ser introduzido para a determinação dos parâmetros C1 e C2 do modelo de Winkler-Pasternak. Quanto mais profunda estiver a zona de influência, menor será a rigidez do subsolo. Quando a profundidade da zona de influência se aproxima do limite zero, a rigidez do subsolo tende para infinito.

A profundidade da zona de influência depende dos parâmetros do subsolo e do valor da sobrecarga aplicada, traduzido na tensão abaixo do esporão da estaca. O programa assume que a profundidade da zona de influência coincide com o local conde a tensão abaixo do esporão da estaca é igual à tensão geostática. A figura seguinte esquematiza esta ideia:

Determinação da zona de influência abaixo do esporão da estaca

A profundidade da zona de influência H pode ser determinada a partir da função F(β). A figura mostra esta distribuição. Esta função foi obtida a partir das suposições acima mencionadas e que o programa apresenta em forma de tabela. A sua aplicação é evidente nos passos seguintes. Os valores de F(β) são determinados para o valor da tensão fz abaixo do esporão da estaca e para o valor da tensão geostática original γh. Para este valor de F(β) determinamos o parâmetro β. Este valor serve para determinar o valor real do coeficiente de Poisson ν, o diâmetro da estaca r e a profundidade da zona de influência H correspondente.

Função F(β)

A profundidade da zona de influência pode ser afetada pela presença do nível freático. A figura mostra a sua determinação:

Determinação da profundidade da zona de influência abaixo do esporão da estaca considerando o nível freático

Para a determinação da zona de influência H, considerando a presença do nível freático, é utilizada a função G(β). A figura mostra a sua distribuição. Durante a análise, esta função é utilizada de forma semelhante à função F(β). A única diferença na determinação dos valores de G(β) está na utilização da pressão hidrostática γw*hw.

Função G(β)

Try GEO5 software yourself.
Download Free Demoversion.