The link was sent to your email.

We were unable send the link to your email. Please check your email.

Missing captcha code. Please check whether your browser is not blocking reCAPTCHA.

Invalid captcha code. Please try again.

Online Help

GEO5

Tree
Settings
Product:
Program:
Language:

Nível Freático

Existem três opções para definir o nível freático:

  • O nível freático pode ser definido como uma interface contínua, acima e abaixo da superfície do terreno. Neste caso, o programa ajusta automaticamente o peso próprio do solo abaixo do nível freático.
  • Os valores da pressão nos poros são introduzidos através de isolinhas. O modo de introdução é igual à introdução de interfaces. Os valores da pressão nos poros são inseridos na tabela "Lista de interfaces", na parte esquerda da janela. Os valores entre as isolinhas são obtidos através de interpolação linear.
  • O coeficiente ru da pressão nos poros representa a razão entre a pressão nos poros e a tensão geostática no solo. Os valores do coeficiente ru são definidos para cada isolinha. A primeira isolinha coincide sempre com a superfície do terreno. As restantes isolinhas são introduzidas da mesma forma que as interfaces entre cada camada de solo. Os valores são inseridos na tabela "Lista de interfaces", na parte esquerda da janela. Os valores entre as isolinhas são obtidos através de interpolação linear.

Ao introduzir os valores da pressão nos poros ou os valores dos coeficientes ru, o peso volúmico do solo é assumido para todo o corpo como constante e igual ao peso volúmico γ, independentemente dos valores da pressão nos poros ou dos coeficientes ru.

A forma mais simples de verificar o nível freático introduzido é visualizar a distribuição da pressão nos poros na janela de análises.

As interfaces introduzidas para os níveis freáticos podem ser copiadas para qualquer programa GEO5 2D através do "GeoClipboard".

Visualização da pressão nos poros

Try GEO5 software yourself.
For free, without analysis restrictions.