The link was sent to your email.

We were unable send the link to your email. Please check your email.

Missing captcha code. Please check whether your browser is not blocking reCAPTCHA.

Invalid captcha code. Please try again.

Online Help

GEO5

Tree
Settings
Product:
Program:
Language:

Geração de Malha

A janela "Geração de Malha" serve para definir as configurações base da geração da malha (parte esquerda) e para visualizar informação sobre a malha gerada (parte direita).

Uma malha gerada com sucesso completa a etapa de introdução da topologia - a análise continua com as etapas de construção. Ao gerar a malha, o programa estabelece as condições de fronteira automaticamente. Na parte inferior direita da janela são apresentadas informações acerca da malha obtida, incluindo avisos acerca de pontos vulneráveis da malha.

Conseguir gerar uma malha de elementos finitos de forma correta é extremamente importe para obter resultados precisos e de confiança. O programa MEF tem um gerador de malha automático que pode simplificar esta tarefa. Ainda assim, devem ser seguidas algumas regras, ao criar uma malha de elementos finitos:

  • A densidade base da malha pode ser especificada na secção "Parâmetros de geração de malha". Geralmente, quanto mais fina for a malha, melhores serão os resultados - no entanto, a computação e pós-processamento de resultados serão mais lentos. O objetivo consistem em encontrar a densidade ótima da malha - depende principalmente da experiência do usuário. Os exemplos de malhas geradas podem servir como dicas iniciais.

Janela "Geração de malha" - malha sem refinamento local

  • A malha de elementos finitos deve ser especialmente fina em locais onde são expectáveis gradientes de tensão elevados (apoios, extremidades, aberturas, etc.). É possível especificar refinamentos de malha para a vizinhança destes locais. O refinamento de malha pode ser realizado em torno de pontos ou linhas. O espaçamento do refinamento deve ser, pelo menos, 3-5 vezes o do refinamento desejado no centro do refinamento. Ambos os valores (densidade e espaçamento do refinamento) devem ser razoáveis, considerando a densidade da malha especificada para as regiões vizinhas. Isto assume uma transição suave entre regiões com diferentes densidades de malha. As linhas devem ser tratadas da mesma forma. Para problemas mais complexos, é aconselhável realizar uma primeira análise com uma malha mais grosseira e, depois de analisar os resultados, refinar a malha de forma concordante.

Definir refinamento da linha em torno de uma linha circular

Nova malha após refinar a malha original em torno da linha circular

Por padrão, o programa assume elementos triangulares com 6 nós com suavização da malha. A precisão dos resultados corresponde a aproximadamente o dobro de uma malha fina composta por elementos triangulares com 3 nós. Os elementos com 3 nós apenas estão disponíveis no modo "Opções avançadas do programa" (opção "elementos com 6 nós") e serve apenas para fins de investigação ou de teste. A análise de estabilidade pode ser realizada apenas com elementos triangulares com 6 nós. No caso de uma análise não linear, estes elementos devem ser utilizados exclusivamente.

As "Opções avançadas do programa" também permitem a geração de malhas mistas (elementos triangulares e retangulares).

Try GEO5 software yourself.
Download Free Demoversion.