GEO5 Software

Online Help

Tree
Settings
Program:
Language:

Estaca Anti-deslizante

O programa Estaca Anti-deslizante executa a análise de estacas anti-deslizantes (cálculo das forças internas + deslocamentos, dimensionamento da secção transversal da estaca). A análise da estrutura é semelhante ao do programa Verificação de Contenções, diferindo na determinação de pressões acima da superfície de deslizamento e na possibilidade de modelar a estaca encastrada num maciço rochoso.

Caso se verifique que um talude, ou estrutura, tenham sido introduzidos sob uma superfície de deslizamento que não esteja aceitável, é possível aumentar a estabilidade do talude ao inserir uma estaca anti-deslizante (a janela "Estacas anti-deslizantes" serve para realizar este passo no programa "Estabilidade de Taludes"). A estaca deve ser introduzida de forma a atravessar a superfície de deslizamento, com sua base a atingir profundidades bastante superiores às da superfície de deslizamento. Acima da superfície de deslizamento, a estaca é carregada por uma força ativa T, com tendência para mover a estaca, e por uma força passiva (resistente) P, que estabiliza a estaca (ver figura). A diferença entre as forças passiva e ativa cria uma carga que deve ser transferida pela estaca de modo a aumentar a estabilidade da superfície de deslizamento, cumprindo o valor de FSs.

Esquema das forças ativa e passiva atuantes numa estaca anti-deslizante

Se o FS para a estabilidade do talude sem uma estaca anti-deslizante for suficiente, as forças ativa e passiva estão em equilíbrio - a estaca não está carregada e não há necessidade de recorrer a uma estaca anti-deslizante. Para o cálculo das forças atuantes na estaca, é importante que o fator de segurança FSs imposto seja superior ao FS calculado para a superfície de deslizamento sem a estaca, ou que o fator de segurança importo seja superior ao associado à superfície de deslizamento definida para a situação sem estaca anti-deslizante.

Try GEO5 software for free.