The link was sent to your email.

We were unable send the link to your email. Please check your email.

Missing captcha code. Please check whether your browser is not blocking reCAPTCHA.

Invalid captcha code. Please try again.

Online Help

GEO5

Tree
Settings
Product:
Program:
Language:

Análise de Parede Ancorada Fixa

As paredes ancoradas fixas são analisadas como vigas contínuas, com a deformação variante do método dos elementos finitos, de modo a cumprir a suposição de a parede estar fixa ao solo. A análise é precedida pela carga de deformação devido ao empuxo de terra aplicado à estrutura. O empuxo atuante na parte posterior da parede é assumido como empuxo ativo, enquanto que a face frontal é carregada por empuxo passivo.

O empuxo passivo pode ser reduzido pelo coeficiente de redução de empuxo passivo. Ao assumir o valor do empuxo de terra passivo, podem ser verificadas deformações na estrutura em análise, o que, normalmente, não acontece. O empuxo passivo pode atingir o valor do empuxo em repouso, em paredes sem limites de deformação, assim como qualquer valor intermédio até ao valor do empuxo passivo para a deformação total da parede (rotação aproximada de 10 mRad - isto é, deformação de 10 mm por 1 m da altura da estrutura). Assim, é razoável considerar valores reduzidos para o empuxo de terra passivo, definindo o valor do "Coeficiente de redução do empuxo passivo" como menor ou igual a um. Os seguinte valores são recomendados:

  • 0.67 reduz as deformações para aproximadamente metade
  • 0.33 corresponde, aproximadamente, a deformações de cerca de 20 % da sua deformação original

O programa oferece duas opções para determinar o empuxo ativo:

  • calcular os parâmetros introduzidos para o solo, nível freático, sobrecargas, terreno, incluindo a introdução da pressão mínima para dimensionamento
  • inserir uma distribuição de empuxo de terra até à profundidade do ponto de valor zero (desta forma é possível introduzir uma redistribuição do empuxo de terra)

O ponto de valor zero, isto é, o ponto para o qual o empuxo global é nulo, é determinado através da seguinte expressão:

onde:

u

-

profundidade do ponto de valor zero

σa

-

valor do empuxo ativo no fundo da vala atrás da estrutura

K

-

coeficiente do empuxo global

γ

-

peso volúmico do solo abaixo do fundo da vala

A análise da estrutura fixa assuma que o ponto de carga nula N (à profundidade u) é idêntico ao ponto de momento nulo. Para esta análise, a estrutura é dividida em duas partes - uma parte superior (viga superior) até ao ponto de valor zero e uma parte inferior:

Análise da parede ancorada fixa

A viga superior é analisada juntamente com a avaliação das forças de ancoragem F e da força de reação R no ponto de valor zero. Seguidamente, o comprimento x da viga inferior é determinado de forma a que a condição do equilíbrio de momentos seja satisfeita (a viga é carregada pela reação R e pela diferença dos empuxos de terra). Para satisfazer o equilíbrio da força de cisalhamento, o comprimento fixo computado é aumentado pelo valor Δx, conforme mostra a figura:

Determinação do aumento do comprimento da parede Δx

Try GEO5 software yourself.
Download Free Demoversion.