GEO5 Software

Online Help

Tree
Settings
Program:
Language:

Ensaio Dilatométrico (DMT)

O ensaio dilatométrico (DMT) é realizado com recurso a um dilatómetro que opera de acordo com o princípio de verificação de valores ao utilizar os deslocamentos dos sensores indutivos (com uma sensibilidade até 0.001 mm). A vantagem destes ensaios é uma descrição mais exata do deslocamento e deformação do solo de fundação.

Esquema geral de um ensaio dilatométrico (fonte: [1], Figure 2, pp. 10)

Os resultados dos ensaios DMT são apresentados num gráfico. A avaliação dos ensaios dilatométricos (DMT) são utilizados como parâmetro a introduzir para as análises dos programas "Sapata", "Verificação de Contenções" e "Estaca Anti-Deslizante" e para a modelação estratigráfica do programa "Estratigrafia".

Os resultados dos ensaios dilatométricos (DMT) são importados para os programas através de ficheiros em formato UNI (*.uni). É um formato padrão e universal para a importação de dados medidos a partir de ensaios dilatométricos, utilizado em todo o Mundo.

O nome do ensaio DMT e o deslocamento vertical em relação à origem devem ser introduzidos na caixa de diálogo "Novo ensaio de campo". No programa "Estratigrafia", é necessário introduzir as coordenadas x, y, z.

O módulo de solo constrangidoMDMT é introduzido na tabela.

Caixa de diálogo "Novo ensaio de campo"

Bibliografia:

Marchetti, S., Monaco, P., Totani, G. & Calabrese, M.: The Flat Dilatometer Test (DMT) in soil investigations. A Report by the ISSMGE Committee TC16, University of L'Aquila, Italy, 2001, 48 p.

Roy E. Hunt: Geotechnical Engineering Investigation Handbook, Second Edition (CRC Press, 2005)

EN ISO 22476-11: Geotechnical investigation and testing - Field testing. Part 11: Flat dilatometer test

Try GEO5 software for free.