GEO5 Software

Online Help

Tree
Settings
Program:
Language:

Carga Atuante num Grupo de Estacas

O grupo de estacas pode ser utilizado para fundação de encontros de pontes e para outras estruturas de engenharia civil. A determinação da carga atuante no grupo de estacas pode ser bastante complexa. A carga pode ser aplicada em várias localizações, como carga concentrada (pilar), carga distribuída ao longo de uma linha (parede) ou distribuída ao longo de uma área. O procedimento seguinte mostra a forma simplificada para determinar a carga numa certa localização, implementado nos programas de análise estática:

  1. Modelar a estrutura num programa de análise estática.
  2. Se não existir um apoio no centro da placa de capeamento, é introduzido um.
  3. É atribuído um apoio fixo em todas as 6 direções (fixo, fixo, fixo, fixo, fixo, fixo).
  4. Se não existir uma junta na placa de capeamento (modelo de viga), esta será conectada à estrutura existente (a rigidez deve corresponder a outros elementos).
  5. À exceção do apoio fixo, todas as condições de fronteira no modelo analisado são excluídas.
  6. Executar a análise - as reações do apoio correspondem à carga que é introduzida no programa "Grupo de Estacas" - a função para introdução de cargas também pode ser utilizada

Nota: rótulas internas existentes na estrutura devem ser modificadas para apoios fixos, para ser possível obter uma solução através do programa de análise estática.

Estrutura com um apoio fixo

Reações no apoio prontas a serem importadas para o programa "Grupo de Estacas"

Carga importada para o programa "Grupo de Estacas" na janela "Carga"

Try GEO5 software for free.