The link was sent to your email.

We were unable send the link to your email. Please check your email.

Missing captcha code. Please check whether your browser is not blocking reCAPTCHA.

Invalid captcha code. Please try again.

Online Help

GEO5

Tree
Settings
Product:
Program:
Language:

Análise do Valor Característico - cálculo de frequências e de modos próprios

A análise do valor característico fornece as N frequências e modos próprios inferiores do sistema. Este número é definido pelo usuário. As frequências resultantes são inicialmente utilizadas para calcular os parâmetros do "amortecimento de Rayleigh".

A análise é realizada recorrendo ao método de iteração do subespaço inverso. Existem duas opções que permitem escolher entre o método de ortogonalização de Gram Schmidt e o método de Jacobi.

Normalmente, o método de Jacobi implica um menor número de iterações e de frequências encontradas é superior ao número de frequências definido pelo usuário. No entanto, pode acontecer que algumas frequências sejam omitidas durante a procura. Para verificar isto, o programa adota a sequência de Sturm

O método de Gram Schmidt é mais exigente a nível computacional mas é mais confiável para encontrar todas as frequências pretendidas.

Métodos para a análise do Valor Característico

Ao definir as frequências próprias para o cálculo dos parâmetros de amortecimento material, é sempre necessário selecionar uma forma de modo correspondente à ação pretendida - modo de vibração puramente horizontal (apenas é definido o componente horizontal do vetor aceleração), ou modo de vibração puramente vertical (apenas é definido o componente vertical do vetor aceleração), ou a combinação de ambos (ambas as componentes são definidas). Pode ser aconselhável eliminar alguns dos modos e tal pode ser conseguido através da seleção de condições de fronteiras cinemáticas nas fronteiras laterais do modelo numérico.

Condições de fronteira para fronteiras verticais para a Análise do Valor Característico

O programa permite as seguintes condições de fronteira cinemáticas:

Tipos de apoios verticais disponíveis para a Análise do Valor Característico

De modo a auxiliar a seleção dos modos de forma para o cálculo dos parâmetros de amortecimento material, podem ser considerados o "Fator de participação modal" Γα,i e a "Massa modal efetiva" mα,i, que representam a participação de um dado modo próprio, tanto na componente horizontal como vertical, da vibração.

Pode encontrar mais detalhes no Guia Teórico, disponível no nosso website.

Try GEO5 software yourself.
Download Free Demoversion.