The link was sent to your email.

We were unable send the link to your email. Please check your email.

Missing captcha code. Please check whether your browser is not blocking reCAPTCHA.

Invalid captcha code. Please try again.

Online Help

GEO5

Tree
Settings
Product:
Program:
Language:

Gerador de Combinações

A caixa de diálogo "Gerador de combinações - 1ª ordem" permite gerar uma compilação das combinações de cargas com base nas regras definidas. De acordo com a Norma EN 1990, o número de combinações geradas pode ser relativamente elevado e, em casos extremos, pode aumentar o tempo do cálculo consideravelmente. Assim, é exibida informação acerca do número de combinações expectáveis a serem gerados, no canto inferior direito. Antes de iniciar o gerador de combinações, o usuário pode selecionar quantas combinações devem ser geradas e ajustar as condições. A parte superior da caixa de diálogo serve para definir as condições do gerador de combinações; a parte inferior contém várias configurações do gerador de combinações.

Caixa de diálogo "Gerador de combinações - 1ª ordem"

Combinações de cargas mutualmente interativas

Nesta parte é possível fundir as cargas que devem ser consideradas sempre em conjunto. Cargas permanentes e variáveis não podem ser fundidas na mesma combinação. Se a opção "Todas as cargas permanentes sempre em combinação" estiver selecionada nos parâmetros do gerador, a criação de grupos de cargas permanentes não tem efeito na sua aparência em combinações, sendo que cada combinação gerada irá sempre conter todas as cargas permanentes. Neste caso, a fusão de cargas permanentes apenas irá influenciar a consideração de efeitos favoráveis/desfavoráveis das cargas, se a opção "Cargas permanentes agindo apenas de forma desfavorável" não estiver selecionada.

Caixa de diálogo "Gerador de combinações" - combinações de cargas mutualmente interativas

Interação excluída das combinações de cargas

Nesta parte é possível definir quais cargas não devem aparecer em conjunto na combinação. Cargas arbitrárias ou grupos fundidos podem ser excluídos, consoante o tipo de carga. Estão disponíveis duas opções para definir grupos a excluir:

Exclusão mútua

-

Um número arbitrário de cargas pode ser adicionado a um grupo. Neste caso, o programa não gera qualquer combinação que contenha pelo menos duas cargas deste grupo.

Exclusão por pares

-

Se for necessário criar um número maior de grupos a excluir, onde uma carga é a mesma (ex.: exclusão da assemblagem de variantes da cargas permanentes com todas as cargas de serviço), é possível adotar esta opção. Uma carga pode ser excluída deve ser selecionada na primeira coluna. A segunda coluna é utilizada para selecionar as cargas para as quais é necessário criar grupos de exclusão.

Caixa de diálogo "Gerador de combinações" - interação excluída das combinações de cargas

Cargas atuantes como carga variável principal

Esta parte está disponível apenas quando as cargas são introduzidas de acordo com EN 1990 (a Norma é selecionada na secção "Materiais e Normas"). Quando o regime automático é assumido, todas as cargas variáveis são consideradas como principais, nas combinações geradas. Se este regime não estiver ativo, é possível ajustar manualmente a lista de cargas variáveis principais. Por exemplo, é possível remover cargas da lista, de modo a que estas não sejam consideradas como cargas variáveis principais em combinações que estas apareçam em conjunto.

Caixa de diálogo "Gerador de combinações" - combinações de cargas atuantes como carga variável principal

Parâmetros do gerador (parâmetros que podem ser definidos na parte inferior da caixa de diálogo).

Lista "Combinações originais"

Manter combinações originais

-

Ao clicar no botão "Gerar", o programa adiciona novas combinações, criadas de acordo com as regras definidas, às combinações originais

Remover todas as combinações

-

Ao clicar no botão "Gerar", o programa elimina todas as combinações originais e substitui-as por novas

Remover combinações geradas

-

Ao clicar no botão "Gerar", o programa elimina combinações anteriores e adiciona novas, de acordo com as regras definidas

Remover todas as combinações do tipo atual

-

Ao clicar no botão "Gerar", o programa elimina todas as combinações de um dado tipo e substitui-as por novas

Remover combinações geradas do tipo atual

-

Ao clicar no botão "Gerar", o programa elimina combinações anterior de um dado tipo e adiciona novas, de acordo com as regras definidas

Lista "Combinações geradas"

Os seguintes tipos de combinações geradas podem ser escolhidas para cargas definidas com base em EN 1990:

Básica

-

Gera combinações básicas para o estado limite da capacidade de carga, com base na expressão 6.10 da Norma EN 1990

Alternativa

-

Gera combinações para o estado limite da capacidade de suporte, com base nas expressões 6.10a e 1.10b da Norma EN 1990. Esta variante gera o dobro das combinações mas oferece melhores resultados.

Acidental

-

Gera combinações acidentais para o estado limite da capacidade de suporte, com base na expressão 6.11 da Norma EN 1990. Uma carga acidental pode pertencer a uma combinação acidental. Também é necessário escolher se a carga variável principal é reduzida pelo coeficiente ψ1 ou ψ2.

Cargas permanentes agindo apenas desfavoravelmente

Se esta opção não estiver selecionada, o programa gera todas as combinações possíveis, onde todas as variantes de ações favoráveis e desfavoráveis de cargas permanentes são consideradas.

Todas as cargas permanentes sempre em combinação

Se esta opção não estiver selecionada, o programa gera combinações de forma a que a introdução sucessiva de todas as cargas na combinação é considerada.

Try GEO5 software yourself.
Download Free Demoversion.