The link was sent to your email.

We were unable send the link to your email. Please check your email.

Missing captcha code. Please check whether your browser is not blocking reCAPTCHA.

Invalid captcha code. Please try again.

Online Help

GEO5

Tree
Settings
Product:
Program:
Language:

Plano de Deformação

Este módulo computacional é adequado para análises de estruturas longitudinais (túneis, aterros, barragens, etc.) caracterizadas por possuírem dimensões longitudinais superiores às dimensões transversais, no domínio analisando.

Análise do plano de deformação

Neste caso, a análise pode ser realizada para 1 m de desenvolvimento da estrutura, ver Figura. Isto vai ao encontro da hipótese assumida para o plano de deformação. As componentes do vetor de deformação desenvolvido em planos normais ao eixo longitudinal podem ser desprezadas. Assim, assume-se que o corpo do solo está carregado pelas componentes dos vetores deformação e tensão correspondentes ao plano normal ao eixo longitudinal e pela tensão normal longitudinal que é aumentada pelo efeito de Poisson. A componentes não nulas dos vetores tensão e deformação são:

Considerando os elementos da viga, a análise é realizada para um plano contínuo com secção transversal de 1 m de largura. As componentes não nulas de deslocamentos nodais generalizados são demonstradas na Figura seguinte, para um elemento de um viga com dois nós compatível com um elemento plano triangular com três nós e com um elemento de uma viga com três nós compatível com um elemento plano triangular com seis nós.

Elementos de vigas com dois e três nós

As componentes correspondentes das forças internas (ver Figura), para uma secção transversal com 1 m, são dadas por:

Try GEO5 software yourself.
For free, without analysis restrictions.