The link was sent to your email.

We were unable send the link to your email. Please check your email.

Missing captcha code. Please check whether your browser is not blocking reCAPTCHA.

Invalid captcha code. Please try again.

GEO5 Software

Online Help

Tree
Settings
Program:
Language:

Parâmetros das Combinações de Cargas

Os parâmetros seguintes são definidos na caixa de diálogo "Nova combinação de cargas":

Identificador da combinação de cargas

O indentificador da combinação de cargas, composto pelo número da combinação de cargas e por um prefixo, está presente à frente do campo para inserir o nome da combinação de cargas. O prefixo é determinado pelo tipo de combinação de cargas:

G

-

carga permanente

Q

-

carga variável

A

-

carga acidental

O indentificador da combinação de cargas é principalmente utilizado na apresentação dos resultados.

Código da combinação de cargas

O código da combinação de cargas determina quais cargas podem ser atribuídas a esta combinação. Estão disponíveis as opções seguintes:

Peso próprio

-

Nesta combinação de cargas, a carga representa o peso próprio da estrutura e é gerada automaticamente pelo programa. Apenas uma combinação de cargas com este código pode ser considerada em cada tarefa.

Força

-

Pode ser atribuído um número arbitrário de cargas (forças, momentos) com este código à combinação de cargas. O número de combinações de cargas não está limitado.

Tipo de carga

Determina o comportamento da combinação de cargas com base na sua variação ao longo do tempo. A seleção dos tipos de combinações de cargas corresponde à classificação de acordo com a Norma EN 1990, art. 4.1.1.

Coeficientes da carga

Permite especificar o fator parcial para as cargas γf. Esta coeficiente considera os desvios dos valores desfavoráveis das cargas, em relação aos seus valores representativos. Para cargas permanentes, é necessário introduzir valores diferentes para as ações favoráveis (γf, inf) e desfavoráveis (γf, sup) das cargas, de uma combinação. Se a introdução de cargas for realizado de acordo com EN 1990, os valores de origem dos coeficientes estão presentes na tabela A1.2(B).

Categoria

A classificação das combinações de cargas em categorias corresponde à classificação de cargas de acordo com a tabela A1.1 da Norma EN 1990. Assim, os coeficientes das combinações ψ0, ψ1 e ψ2, são atribuídos às combinações de cargas variáveis. A categoria "Definido pelo usuário" permite que o usuário defina os seus próprios valores para estes coeficientes. A escolha da categoria apenas é possível para combinações de cargas introduzidas de acordo com EN 1990 (a secção "Materiais e Normas" serve para selecionar a Norma pretendida).

Coeficientes da combinação

Os valores dos coeficientes das combinações estão presentes na Norma EN 1990 e dependem da categoria das combinações de cargas. Também é possível que seja o usuário a definir os seus próprios valores para estes coeficientes. Os seguintes coeficientes são utilizados para criar as combinações:

ξ

-

Coeficiente de redução de cargas permanentes em combinações alternativas - este coeficiente é atribuído a todas as cargas permanentes e é utilizado ao compilar combinações alternativas para o estado limite da capacidade de suporte (combinação com base em 6.10.b, EN 1990).

ψ0

-

Coeficiente do valor da combinação - coeficiente para cargas variáveis que é utilizado ao compilar combinações para os estados limite de serviço e da capacidade de suporte

ψ1

-

Coeficiente do valor frequente - coeficiente para cargas variáveis que é utilizados ao compilar combinações acidentais e combinações para o estado limite de serviço

ψ2

Coeficiente do valor quasi-permanente - coeficiente para cargas variáveis que é utilizado ao compilar combinações acidentais e combinações para o estado limite de serviço

Os coeficientes de combinação apenas estão disponíveis para combinações de cargas introduzidas de acordo com EN 1990 (a janela "Métodos de análise" serve para selecionar a Norma pretendida).

Caixa de diálogo "Nova combinação de cargas"

Try GEO5 software for free.