GEO5 Software

Online Help

Tree
Settings
Program:
Language:

Influência do Material de Aterro

Os programas permitem considerar uma das seguintes variantes de material de aterro:

Material de aterro não considerado

Tipo 1 - material de aterro atrás da estrutura com solos a partir da extremidade superior da laje de fundação

Tipo 2 - material de aterro atrás da estrutura com solos a partir do ponto mais baixo da laje de fundação

Tipo 3 - rocha atrás do muro

O solo atribuído ao material de aterro é selecionado na lista (os parâmetros dos solos são definidos na janela "Solos"). O ângulo de enchimento do material de aterro também deve ser definido.

Para os tipos 1 e 2, o ângulo de enchimento do material de aterro α deve ser introduzido (máx. 60°). O ângulo do material de aterro apenas tem influência na análise de estabilidade global, ao transferir dados para o programa "Estabilidade de Taludes". Os empuxos de terra são sempre calculados para o solo do material de aterro. Os solos originais (atrás do material de aterro) não têm influência no cálculo dos empuxos de terra.

Nota: A inclinação do aterro deve ser tal que o comprimento do aterro seja superior ao da área de cedência do solo original. Caso tal não se verifique, a influência do solo original não será considerada no cálculo de pressão, o que pode comprometer os resultados.

Para o tipo 3, a geometria e o coeficiente de redução k devem ser definidos. O coeficiente de redução k tem efeito nos empuxos de terra abaixo da intersecção da cunha de pressão ativa com a face posterior do muro (ponto A). Quando k = 1, o empuxo de terra não é reduzido. Quando k = 0, o empuxo de terra é constante abaixo da intersecção. Ao utilizar este tipo de enchimento, é necessário garantir que o solo atrás do material de aterro não tem qualquer impacte no muro - por exemplo, existe um maciço rochoso. Neste caso não é possível transferir dados para o programa "Estabilidade de Taludes"

Try GEO5 software for free.