The link was sent to your email.

We were unable send the link to your email. Please check your email.

Missing captcha code. Please check whether your browser is not blocking reCAPTCHA.

Invalid captcha code. Please try again.

Online Help

GEO5

Tree
Settings
Product:
Program:
Language:

Influência do Nível Freático

A influência do nível freático pode ser considerada através das seguintes opções: nível freático com forma geral, nível freático horizontal ou com o nível freático a atuar diretamente nos blocos.

Nível freático com forma geral

A forma geral do nível freático é introduzida como um polígono. A pressão nos poros (tensão) na superfície de deslizamento é considerada linear, de acordo com a seguinte equação: u = γw * zw.

onde:

γw

-

peso volúmico da água

zw

-

altura do nível freático nas juntas acima da superfície de deslizamento

As forças resultantes U (força devido ao nível freático na superfície de deslizamento) e Fw (força devido ao nível freático na superfície de deslizamento interna atuante na parte submersa da junta, por metro de largura) são calculadas a partir dos diagramas de esforços da pressão nos poros.

Forças devido ao nível freático atuante no bloco - a água pode escoar livremente através da junta

Forças devido ao nível freático atuante no bloco - a água não pode escoar através da junta

Nível freático horizontal

O nível freático horizontal é introduzido através de uma altura constante hw acima da base do talude (a partir da origem do sistema de coordenadas). A pressão hidrostática é considerada a partir da cota do nível freático até ao ponto em análise, medida na vertical.

Nível freático atuante diretamente nos blocos

A pressão hidrostática ao longo das juntas e da superfície de deslizamento pode ser considerada. Esta é introduzida como uma carga externa:

Força devido ao nível freático na superfície de deslizamento interna (água entre blocos) Fv

Deve ser introduzida na análise sempre que for expectável a presença de água nas juntas entre os blocos. É aplicada como uma força resultante Fv em kN (é considerada a pressão atuante na parte submersa da junta por 1m de desenvolvimento).

Força devido ao nível freático na superfície de deslizamento externa (impulso hidrostático) U

É definido como uma pressão hidrostática em cada superfície de deslizamento do polígono (superfície de deslizamento externa) separadamente e introduzida como uma carga externa (impulso hidrostático) U em kN, que pode ser reduzido dependendo da permeabilidade da superfície de deslizamento (é considerada a pressão atuante na parte submersa da superfície de deslizamento por 1m de desenvolvimento).

Forças devido ao nível freático atuante no bloco

Try GEO5 software yourself.
Download Free Demoversion.