The link was sent to your email.

We were unable send the link to your email. Please check your email.

Missing captcha code. Please check whether your browser is not blocking reCAPTCHA.

Invalid captcha code. Please try again.

Online Help

GEO5

Tree
Settings
Product:
Program:
Language:

Análise Sísmica

O programa permite analisar o impacto de ações sísmicas em uma estrutura geotécnica. A análise sísmica pode ser executada em uma qualquer etapa de construção.

A ação sísmica é definida por um acelerograma que pode ser gerado pelo programa, importado, ou definido por pontos. O acelerograma é gerado de forma a que o espectro de resposta corresponda ao espectro de resposta elástico definido nos códigos de dimensionamento.

Podem ser definidas condições de fonteira fixas ou absorventes para a fronteira inferior. As condições de fronteira de campo livre são definidas nas acelerograma para representar de forma correta o desvio em relação à coluna de análise do campo livre.

A análise sísmica inclui a solução para a problemática do valor característico de forma a fornecer as frequências naturais e os modos correspondentes. A frequências naturais são necessárias para definir os parâmetros de amortecimento de Rayleigh. Os resultados da análise do valor característico incluem os fatores de participação modal e a massa modal efetiva.

Para permitir a execução da análise sísmica, selecione a opção "Permitir análise sísmica" no modo "Topologia", na janela "Configurações".

Ao selecionar esta opção:

  • A caixa de diálogo "Propriedades do solo" permite definir novos parâmetros pertinentes para a análise dinâmica, incluindo o amortecimento;
  • A janela "Sismo" fica disponível em todas as etapas de construção e permite definir a ação sísmica (acelerograma) e as condições de fronteira específicas.

A análise dinâmica dá as quantidades mecânicas - deslocamentos, tensões, deformações, forças internas, etc. - para cada instante no tempo.

No entanto, a análise sísmica tem as seguintes limitações:

  • não é possível executá-la no modo de análise "Simetria axial";
  • os modelos constitutivos do estado crítico não adotam o "módulo dinâmico";
  • a análise não é permitida quando existem "corpos rígidos" nas fronteiras laterais do modelo numérico.

Pode encontrar mais detalhes no Guia Teórico, disponível no nosso website.

Try GEO5 software yourself.
For free, without analysis restrictions.