The link was sent to your email.

We were unable send the link to your email. Please check your email.

Missing captcha code. Please check whether your browser is not blocking reCAPTCHA.

Invalid captcha code. Please try again.

Online Help

GEO5

Tree
Settings
Product:
Program:
Language:

Redistribuição de Empuxos de Terra

O programa permite escolher as formas mais comuns de redistribuições de pressão.

Escolha da forma da redistribuição da pressão

As práticas na utilização das diferentes formas de redistribuição varia muito consoante cada país. O programa contém esquemas de redistribuição clássicos e de acordo com as Normas EAB, AASHTO.

O programa foi projetado para ser completamente universal e o usuário pode redistribuir a pressão consoante as suas preferências.

Para as opções , , o programa calcula a posição da pressão máxima automaticamente, consoante a posição das ancoragens (suportes). Esta variante é a mais simples e a recomendada pelos autores do programa.

Para as opções , , , , é necessário introduzir os coeficientes (x1 a x6), que determinam a forma final da redistribuição da pressão.

O usuário também pode especificar se a redistribuição da pressão atua até ao ponto nulo (procedimento normal) ou até à base da vala (EAB).

O procedimento para calcular o empuxo na estrutura é o seguinte:

  • a posição do ponto nulo é calculada (o valor do empuxo passivo à frente da estrutura é igual ao valor do empuxo de terra atrás da estrutura - o valor do somatório total da pressão neste ponto é zero)
  • a pressão básica atrás da estrutura é calculada (ativa, em repouso, ativa aumentada) até à profundidade do ponto nulo. A pressão mínima de dimensionamento.
  • a redistribuição da pressão com a mesma área que a área da pressão básica é calculada. Apenas a pressão básica (calculada a partir do perfil geotécnico) é redistribuída. A pressão da sobrecarga ou o impulso hidrostático não são redistribuídas.
  • a pressão devido a sobrecargas, nível freático ou sismos é adicionada à pressão redistribuída (pressão total)

Todas as pressões são visíveis na Área de trabalho:

Representação gráfica das pressões

A visualização das pressões pode ser ativada na janela "Configuração de desenhos". A configuração de cores e tipo de linhas pode ser editada na caixa de diálogo "Administrador do estilo de desenhos".

Bibliografia:

EAB - 2012 Ernst & Sohn A Wiley Company, 5.Auflage, Empfehlungen des Arbeitskreises "Baugruben".

AASHTO LRFD Bridge Design Specifications, Seventh Edition, 2014.

Try GEO5 software yourself.
Download Free Demoversion.