The link was sent to your email.

We were unable send the link to your email. Please check your email.

Missing captcha code. Please check whether your browser is not blocking reCAPTCHA.

Invalid captcha code. Please try again.

Online Help

GEO5

Tree
Settings
Product:
Program:
Language:

Estabilidade

Na análise de estabilidade (fator de segurança), o programa reduz os parâmetros de resistência originais - ângulo de atrito interno e coesão - até que se verifique a rotura. A análise resulta num fator de segurança que corresponde aos métodos clássicos de equilíbrio limite.

A análise do fator de segurança implica a utilização de elementos com seis nós. Dado que as superfícies plásticas são o mecanismo de rotura principal, também garantimos a utilização dos modelos plásticos de Mohr-Coulomb, de Mohr-Coulomb modificado ou de Drucker-Prager para todos os solos. A configuração de origem pode ser ajustada na caixa de diálogo "Configurações da análise".

No modo da análise de estabilidade, as únicas variáveis disponíveis para representações gráficas são os deslocamentos (nas direções Z e X) e as deformações totais equivalentes e plásticas. A deformação do solo corresponde ao estado de rotura atingido para os parâmetros do solo reduzidos - não corresponde ao estado real de deformação do solo. Assim, é possível uma boa perspetiva acerca da resposta de todo o talude de uma estrutura de terra, em geral, no início da rotura.

Uma forma adequada de apresentar os resultados da análise de estabilidade são os vetores de deslocamentos, juntamento com as deformações plásticas equivalentes. A deformação plástica localizada é uma evidência de uma localização possível da superfície de deslizamento crítica.

O programa permite a análise da estabilidade de taludes de acordo com a teoria dos estados limite ou de acordo com EN1997-1, método de dimensionamento 3. Na janela, é necessário introduzir o fator parcial de atrito interno γM,ϕ e o fator parcial de coesão efetiva γM,c, que reduzem os parâmetros do solo. Se a redução for realizada de acordo com EN 1997 (γM,ϕ = 1,25, γM,c = 1,25), as condições do talude são satisfatórias para FS=1,00.

Janela "Estabilidade"

Visualização da deformação plástica equivalente - superfície de deslizamento

Try GEO5 software yourself.
For free, without analysis restrictions.