The link was sent to your email.

We were unable send the link to your email. Please check your email.

Missing captcha code. Please check whether your browser is not blocking reCAPTCHA.

Invalid captcha code. Please try again.

Online Help

GEO5

Tree
Settings
Product:
Program:
Language:

Simetria Axial

Este modelo computacional é adequado para a análise de estruturas circulares. Esta opção deve ser verificada nas perspetivas da construção e do carregamento. A análise de uma estaca isolada carregada verticalmente, escavação de vala circular ou bombagem de água de um furo circular são exemplos típicos.

Análise assimétrica

Semelhante à análise do plano de deformação, o modelo computacional é tridimensional, podendo ser transformado num modelo bidimensional (ver Figura). A análise é realizada para 1 m de comprimento de arco, com diâmetro igual a x(r). O eixo de simetria corresponde sempre à origem da coordenada x(r). As componentes da deformação por cisalhamento com a direção da rotação podem ser desprezadas. Restam as componentes da tensão e deformação atuantes no corte do plano de simetria e as componentes da tensão e deformação na direção do arco (direção circunferencial). As componentes não nulas dos vetores tensão e deformação são:

É evidente que a o arco se deforma e que as tensões normais afetadas tendem para um valor infinito no eixo de simetria. De acordo com o método dos elementos finitos, para alcançar estimativas de confiança e suficientemente precisas para estes valores, é necessária uma malhe de elementos finitos relativamente razoável, ao longo do eixo de simetria.

Também é importante mencionar a aplicação de cargas lineares e superficiais. A Figura mostra diferentes exemplos de cargas aplicadas na superfície do terreno. O efeito aumenta consoante a distância ao eixo de simetria. A aplicação de uma carga diretamente no eixo de simetria não tem efeito. Neste caso, é necessário definir o tipo de carga do eixo de simetria. O programa permite apenas a aplicação de forças concentradas.

Exemplos de cargas aplicadas na superfície do terreno

Considerando os elementos da viga, a análise é realizada para uma membrana plana circular, com efeitos de flexão. São adotados graus de liberdade não nulos de forma semelhante à análise do plano de deformação. Para além dos efeitos axiais (meridiano), também é necessário considerar efeitos de membrana e de flexão na direção do arco (ver Figura).

Simetria axial no elemento da viga

As componentes das forças internas correspondentes (ver Figura) são assumidas para 1 m de largura da secção transversal, dadas por:

No caso especial de planos circulares (ângulo α = 0) é possível fazer referência às componentes radial e de arco das forças internas (ver Figura).

Forças internas atuantes num plano circular

As forças internas estão relacionadas com as deformações e curvaturas da forma seguinte:

Após definir r igual a infinito, estão alcançadas as condições de deformação plana. É importante notar que os valores das forças de cisalhamento, contrariamente à análise do plano de deformação, dependem significativamente do refinamento da malha de elementos finitos. O mesmo se aplica para reações verticais.

Nota para o fluxo de água

De forma semelhante às forças de reação, na análise de tensão, os pontos de fluxo nos nós com pressões nos poros impostas, são avaliados para 1 m de comprimento de arco com diâmetro igual a x(r). No caso da análise do plano de deformação, os valores correspondentes são dados para 1 m de desenvolvimento. Os fluxos totais (afluência/escoamento) podem ser determinados a partir de pontos de fluxo [m3/dia/m]:

Análise do plano de deformação

Análise de simetria axial

onde N é o número de nós ao longo da linha da malha, para a qual os pontos de fluxo Qi [m3/dia/m] são calculados. No caso da análise de simetria axial, xi representa a coordenada x de um dado ponto. Assim, a análise de simetria axial fornece a afluência/escoamento total [m3/dia] através de, por exemplo, uma superfície cilíndrica (linha vertical) ou superfície circular (linha horizontal).

Try GEO5 software yourself.
For free, without analysis restrictions.