The link was sent to your email.

We were unable send the link to your email. Please check your email.

Missing captcha code. Please check whether your browser is not blocking reCAPTCHA.

Invalid captcha code. Please try again.

GEO5 Software

Online Help

Tree
Settings
Program:
Language:

Modelo Elástico Modificado

É evidente que o comportamento linear dos solos apenas é aceitável para cargas aplicadas de valor reduzido. Isto torna-se evidente durante o relaxamento, onde ser verifica uma pequena deformação elástica em comparação com a deformação global. O modelo linear modificado procura considerar este fenómeno ao recorrer a um módulo diferente para o carregamento e relaxamento, conforme mostra a Figura.

A diminuição da rigidez do material ao longo do carregamento, atribuído ao alcance do estado plástico, reflete-se através do módulo de elasticidade Edef, que pode ser imaginado como um módulo secante associado a um dado nível de tensão.

É assumida uma resposta elástica durante o relaxamento. Para clarificar a formulação do modelo, o módulo elástico para o trecho de relaxamento é substituído pelo módulo de relaxamento-recarregamento Eur que dita a resposta do solo durante o relaxamento e consequente recarregamento, até ao nível de tensão do ponto material que antecede o relaxamento.

Tendo como referência a Figura seguinte, estes módulos são dados por:

onde:

Edef

-

módulo de elasticidade [MPa]

Εur

-

módulo de relaxamento-recarregamento [MPa]

(a) diagrama de tensão-deformação real do solo, (b) diagrama tensão-deformação simplificado para modelos lineares modificados

Durante o carregamento primário, a resposta do solo é ditada pelo módulo de elasticidade E, enquanto que durante o relaxamento esta é definida pelo módulo de relaxamento-recarregamentoEur. Um valor apropriado para este módulo é de (2-5)*módulo de elasticidade E. Ambos os parâmetros devem sempre ser obtidos a partir de ensaios experimentais de confiança.

Try GEO5 software for free.