Degradação e Fortalecimento de Vigas
Em etapas seguintes, as vigas não podem ser editadas de forma habitual. Então, é necessário selecionar uma das seguintes opções para as modificar:
- remover a viga selecionada da análise
- degradar a viga selecionada (aplicável apenas no módulo "Túneis")
- fortalecimento da secção transversal da viga selecionada
- redução da secção transversal da viga selecionada
- modificar as propriedades de contato da viga
O tipo de modificação é selecionado a partir da caixa de diálogo "Editar propriedades da viga".
Durante a degradação da viga, a percentagem de degradação é especificada (100% corresponde à remoção total da viga). A viga é excluída da estrutura (a sua rigidez deixa de ter influência na deformação), e o seu efeito é substituído por esforços (conhecidos da etapa de cálculo anterior), cujos valores são ajustados de acordo com a percentagem de degradação definida.
Ao fortalecer ou reduzir uma viga, as propriedades da secção transversal e características materiais podem ser modificadas. O fortalecimento pode ser entendido como um aumento da espessura da secção transversal (por exemplo, devido à aplicação de concreto projetado), enquanto que a redução representa uma diminuição na secção transversal (por exemplo, devido à corrosão).
Uma alteração na área da secção transversal afeta o peso próprio da viga (caso o peso próprio seja considerado). O efeito da redução da transversal transversal torna-se evidente apenas caso todos os parâmetros de rigidez - EA, GA e EI - sejam inferiores aos da etapa de cálculo anterior. De forma oposta, o efeito do fortalecimento (EA, GA e EI sejam superiores aos da etapa de cálculo anterior) não será notável a não ser que também se verifique uma alteração no carregamento (seja devido ao peso próprio ou a carregamentos externos).
Caixa de diálogo "Editar propriedades da viga" - fortalecimento da viga